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12/08/2020

Sebrae elabora protocolo de retomada para pequenos negócios do Varejo da Moda

Documento traz orientações e recomendações para reabertura das lojas de roupas, calçados e acessórios com segurança

04/08/20 às 08:00 - Por: Redação

Diante da reabertura gradual de algumas atividades econômicas no país, o Sebrae elaborou um conjunto de protocolos de retomada para 14 macrossetores, que englobam os segmentos mais atingidos pela crise provocada pela pandemia. São setores que, juntos, representam 73% do universo de pequenos negócios brasileiros. Os documentos reúnem dicas e orientações técnicas de especialistas do Brasil e de organizações internacionais para auxiliar os donos de pequenos negócios no retorno seguro das empresas à atividade, considerando a aplicação adequada de procedimentos de segurança e higiene pelos próprios empreendedores, por seus colaboradores e fornecedores e pelo público em geral. Nesse contexto, um dos segmentos objeto de atenção pelo Sebrae é o varejo da moda.

Para apoiar os pequenos negócios desse segmento, que inclui Vestuário, Calçados e Acessórios, o Sebrae elaborou um “Protocolo de Retomada” específico. Além de adaptar-se para a reabertura das lojas físicas, o Sebrae alerta que os empresários precisam estender sua percepção sobre os novos hábitos de consumo gerados a partir do período de isolamento social e preparar seu time de colaboradores para incorporar as mudanças necessárias para um atendimento seguro para todos.

O Sebrae compreende que a liberação do funcionamento dos estabelecimentos depende, fundamentalmente, das condições específicas de cada localidade. Por isso, a primeira grande recomendação é para que os empresários fiquem atentos aos decretos e demais regulamentos vigentes na sua região e caso, exista divergência de informações entre as medidas estaduais e municipais, optem por seguir a orientação mais rígida, de preferência aquelas que estão em sintonia com as recomendações das autoridades oficiais de saúde, como Organização Mundial de Saúde (OMS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ministério da Saúde, dentre outras. Para a reabertura das lojas físicas, é fundamental o controle rígido de segurança e higiene tanto para a equipe de colaboradores e fornecedores, quanto para os clientes. 

Treinamento das equipes

No momento pré-abertura, realize um treinamento prático com os funcionários, levando em consideração o acolhimento da equipe, as novas regras de funcionamento e orientações gerais de higiene. Se necessário, realize conversas individuais e avalie a possibilidade de realizar escalas para evitar aglomerações desnecessárias dentro da loja. Uma boa dica é enviar as recomendações pelo WhatsApp. Por menor que seja, todo estabelecimento deve se adaptar para estabelecer protocolos de higiene e segurança durante o horário de funcionamento.

Separe o estoque geral do estoque exposto ou que terá contato com o cliente. Organize uma área de chegada para os profissionais. Revise o layout da loja para garantir um espaço reservado para guardar itens pessoais dos colaboradores e forneça sacolas para cada um deles acondicionar os pertences. No salão de vendas, faça adequações para manter a distância de atendimento de 1m. Utilize adesivos no chão para demarcação de espaços e se possível, instale proteções de vidro ou acrílico nos caixas. É importante deixar claro para os seus clientes todas as medidas de segurança que estão sendo adotadas e divulgar amplamente esses procedimentos nos espaços físico e virtual da empresa. Para isso, use uma linguagem leve e acolhedora. Uma dica é fazer vídeos convidando os clientes para retornarem à loja, explicando que a empresa colocou em prática os melhores parâmetros de segurança em saúde. 

Ainda não há estudos específicos sobre a higienização de estoques de têxtil e vestuário para a Covid-19, porém caso possível, utilize ferro de passar ou vaporizador com temperatura acima de 70ºC em todos os produtos antes da abertura da loja. Tente combinar o uso de vaporizadores com a desinfecção com álcool 70% das peças e caso haja dúvida sobre a higienização, deixe os produtos em “quarentena” por no mínimo 5 dias.

 

Confira  as principais recomendações e orientações para abertura de funcionamento para o Varejo da Moda