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31/08/2022

CMEC e Sebrae lançam projeto Desenvolve Mulher Empreendedora

Trata-se de um projeto criado para ajudar a mulher que quer empreender desde o início ou a que já empreende, mas precisa melhorar o seu negócio ", explica Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC.

 

Inteligência, governança e sensibilização, redes, competências técnicas e socioemocionais e acesso a mercados: são estes os eixos do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, lançado nesta segunda-feira (29), na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em um evento com mais de 500 participantes, presenciais e virtuais. 

O projeto é uma parceria do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da CACB e da Facesp e o Sebrae, e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino por intermédio da atuação das 27 Federações de Associações Comerciais do Brasil. 

"Essa ideia estava engavetada há dois anos e é uma honra poder lançá-la hoje. Trata-se de um projeto dividido em quatro metodologias criadas para, justamente, ajudar a mulher que quer empreender desde o início ou a que já empreende, mas precisa melhorar o seu negócio", explica Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC. 

Para ela, a liberdade financeira é algo muito importante para libertar as mulheres de qualquer situação vulnerável. Por isso, Ana Claudia lançou durante o evento um vídeo que ela irá apresentar pelo país para conscientizá-las sobre os cinco tipos de violência previstas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, patrimonial, sexual e moral. "Nosso projeto abrange muito a capacidade socioemocional da mulher", pontuou. 

O presidente da CACB, Facesp e da ACSP, Alfredo Cotait Neto, disse considerar o empreendedorismo feminino como um dos maiores ganhos que o Brasil teve nos últimos anos e que sua gestão no associativismo aposta muito neste segmento. "No que depender de mim, vamos fazer com que este projeto tenha sucesso total. O objetivo não é apenas requalificar as mulheres, mas também prepará-las e colocá-las para empreender, crescer e gerar renda pessoal", afirmou. 

Cotait firmou, ainda, o compromisso de implantar o CMEC em todas as 27 federações da rede CACB. Hoje, o Conselho já está presente em 24 estados. 

Representando Sebrae nacional, em nome do presidente Carlos Melles, Maria de Lourdes da Silva reforçou o apoio e a valorização que Melles tem dado às causas femininas. "O Sebrae tem programas destinado a mulheres desde 1999 e atua em parceria com a CACB desde 2000. Isso agora se une em um projeto muito bem desenhado e com pessoas muito competentes à frente dele", destacou. 

"Mais do que criar empregos, gerar renda e fomentar negócios geridos por mulheres, estamos aqui para fazer um programa que pode, sobretudo, estabelecer um país mais forte, mais igual e com a força da mulher no comando do empreendedorismo", disse o diretor-superintendente do Sebrae São Paulo, Marco Vinholi. 

O projeto 

A coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae, Renata Malheiros, foi a responsável por apresentar o projeto ao público, e iniciou sua apresentação provocando a audiência sobre a necessidade de se falar sobre o assunto. "Sim, empreender é difícil para todos, mas para elas é mais. Existem obstáculos adicionais, que não são culpa nossa, mas da nossa cultura. A notícia boa, é que cultura pode ser mudada", pontuou. 

Ela também destacou a importância das competências técnicas e socioemocionais para o sucesso das empresas, algo que o Desenvolve Mulher Empreendedora vai abranger. "As redes são antídotos para os problemas culturais. Através delas, você fica mais inteligente, entende que o problema não é apenas seu e começa a ficar mais esperta com o networking", disse ela ao destacar outro ponto do projeto. 

Alguns dos principais resultados esperados com a execução deste projeto são: 

Contar com Conselhos de mulheres empresárias implantados ou em funcionamento em, ao menos, 80% das Federações de Associações Comerciais;

Criar 50 e apoiar novos grupos de mulheres empresárias;

Atender a 1.700 micro e pequenos empreendimentos liderados por mulheres, lideranças empresariais femininas e mulheres que tenham interesse em empreender. 

No que diz respeito à estruturação e ao fortalecimento da atuação em redes, há a previsão de oficinas de formação de lideranças; participação de lideranças estaduais em encontros da CACB/CMEC Nacional, organização de canais de distribuição e disseminação de conteúdo; suporte à formação e dinamização de núcleos de mulheres empresárias; entre outras. 

Para ter mais informações sobre o projeto e baixar os documentos com suas orientações, clique aqui. 

Aqueles que desejarem se candidatar para, em um momento oportuno, serem contatados para fomentar algum dos grupos de trabalho, em seus respectivos estados, devem encaminhar e-mail para cmec@cacb.org.br, especificando, no campo “assunto”, qual o interesse. 

Workshops 

As primeiras damas do estado e da cidade de São Paulo, Luciana Garcia e Regina Nunes, respectivamente, também prestigiaram o evento, que contou ainda com a realização de dois workshops. 

O primeiro tratou do Protagonismo Feminino em todas as Áreas, com a participação de Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC, Rafaela Viana, dona da Mulheres de Obra, e Tania Mara, dona da Basic Collection. Em seguida, o público assistiu à palestra A Força da Mulher no Mercado de Trabalho, apresentada por Janete Vaz, sócia-fundadora do Grupo Sabin. 

Por fim, foi lançada a revista Mulheres de Negócios Magazine, do Clube de Mulheres de Negócios de Portugal. 

Sobre o CMEC: O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura atua como um fórum de referência de estudos, debates e inspirações à mulher empreendedora, além de desenvolver ações, campanhas e projetos sociais e culturais. Também atua como instrumento para que lideranças femininas discutam seus problemas e apresentem propostas que mobilizem a comunidade empresarial e a sociedade organizada, em todo o país, através das entidades da rede CACB.