Acesso restritoCONSULTAS BOA VISTA SCPC

 

APOIO ÀS MPEs

Com mais de 250 empreendedores beneficiados, Facesp é premiada por ter a melhor execução técnica e financeira do programa Empreender

NOTÍCIAS12 de agosto de 2021

A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) foi premiada por ter a melhor execução técnica e financeira do programa Empreender Competitivo. 

O projeto, que visa o fortalecimento das micro e pequenas empresas, já beneficiou mais de 250 empreendedores da rede Facesp, apenas entre os anos de 2017 a 2021. Ao longo deste período, cerca de R$ 2,5 milhões foram investidos. 

Os altos níveis alcançados fizerem com que a entidade fosse considerada “destaque” no Prêmio Empreender 2021. 

De acordo com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), entidade idealizadora do programa, a Facesp foi premiada devido “a atuação impecável na gestão do Empreender”. A Confederação fez questão de citar o trabalho realizado pelos gestores Nelson Andujar de Oliveira e Marcelo Nunes, responsáveis por apoiar os 15 projetos contemplados pelo Empreender, em nove cidades do Estado. Foram 92 ações desenvolvidas, com mais de 90% concluídas. 

Desenvolvido pela CACB, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), o Empreender reúne empreendedores de um mesmo município, nos chamados núcleos setoriais. Nestes grupos, são discutidos problemas comuns e soluções conjuntas, sempre com o apoio de um profissional vinculado à Associação Comercial. 

“O Empreender mostra para as MPEs que elas não estão sozinhas, uma vez que encontrará na sua cidade uma Associação Comercial que estará preparada para atender suas necessidades no desenvolvimento”, disse Andujar. 

“Em nome da Facesp e de toda a sua rede, agradecemos à CACB e a todos os envolvidos no Empreender. O sucesso do programa está no fato de que os empreendedores compartilham experiências e, desta forma, encontram, juntos, caminhos que aumentem a competitividade. Esta é a essência do associativismo”, afirmou Nunes. 

Ambos os gestores destacaram o empenho do presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, e do superintendente-geral da Federação, Natanael Miranda dos Anjos, ao apoiar o desenvolvido do Empreender no Estado. 

PREMIAÇÃO

A rede Facesp inscreveu 10 projetos na disputa do Prêmio Empreender 2021. As ACs de José Bonifácio, Presidente Prudente, Socorro, São José do Rio Preto e Franca entraram na disputa.  

O grande campeão foi o Programa de fortalecimento de empresas e empoderamento de mulheres empresárias do Conselho Nacional da Empresária (CNE) da CACB. 

Durante a cerimônia, Sebrae e CACB assinaram o convênio para a próxima edição do Empreender, que até fevereiro de 2024 terá como metas apoiar a criação de 730 núcleos setoriais, o atendimento de cerca de 12 mil empresas e o desenvolvimento de 400 ACEs. 

O programa funciona no Brasil há mais de 20 anos, tendo atendido aproximadamente 100 mil empresas em todas as unidades federativas, e já foi premiado internacionalmente como um dos melhores projetos para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, pelo ICC (International Chambers of Commerce), em Paris.

 



CURSOS E EVENTOS


Veja todos

PARCEIROS